PRESERVE A NATUREZA!

quarta-feira, abril 14, 2010

Linguagem e Alfabetização I


Para Jean Piaget, o desenvolvimento da mente de uma criança trata de uma evolução gradativa.
Os esquemas cognitivos são derivados dos esquemas sensório-motores da criança e os processos responsáveis por essas mudanças nas estruturas cognitivas são: assimilação e acomodação.

ASSIMILAÇÃO - é o processo cognitivo de classificar novos eventos em esquemas existentes.
ACOMODAÇÃO - é a modificação de um esquema ou estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.

A ACOMODAÇÃO PODE SE DAR DE DUAS FORMAS:
  1. Criar um novo estímulo ou
  2. Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluido.
Para Piaget a criança passa por quatro estágios, é um período onde o pensamento e o comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio.

Esses quatros estágios são:
  1. Sensório motor
  2. Pré-operatório
  3. Operatório-concreto
  4. Operatório-formal
Para Piaget a criança aprende seu conhecimento sozinha, sem a necessidade de um mediador, no caso o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário